Adquirir um veículo seminovo pode ser a solução dos desafios que envolvem a compra de um carro zero, como o preço elevado, depreciação e custos com documentação e seguro.

Prossiga com a leitura e confira uma checklist de pontos de atenção na hora de adquirir um seminovo.

Por que comprar um seminovo? 

Confira abaixo quais são os principais motivos para comprar um seminovo:

Custo baixo da documentação

Uma das maiores vantagens em adquirir um veículo seminovo é o custo baixo da documentação. Por exemplo, a transferência de um usado custa em média R$ 200 e a maioria vem com IPVA e DPVAT pagos. 

Maior capacidade de negociação 

Devido a grande oferta de carros usados, existem boas oportunidades de negociação para abater preços.

Preço competitivo 

O valor de um carro novo sofre grande depreciação logo que sai da concessionária. Desse modo, adquirir um seminovo pode significar uma boa economia.

Checklist indispensável para comprar seu seminovo 

Verifique a documentação e a procedência 

É de suma importância que você se certifique que o veículo está com a documentação em ordem. Além disso, também verifique se o carro possui alguma pendência. É possível consultar estas e outras questões através do site do Detran de cada estado.

Do mesmo modo, também é importante realizar uma vistoria para averiguar se o veículo é o mesmo que está no documento. 

Verifique o histórico de revisões e reparos 

A realização das revisões de quando o automóvel era novo deve ser considerada na hora de comprar o seminovo. 

Como resultado, é possível garantir que o veículo esteve sempre em boas condições, assim como quando saiu da concessionária. Essas informações podem ser encontradas no manual do proprietário.

Atenção para o melhor período do ano para compra

Os períodos mais indicados para comprar um veículo seminovo costumam ser nos primeiros meses do ano. Isso ocorre porque as concessionárias querem se desfazer logo dos estoques de seus veículos que ainda não foram comercializados. 

Dessa forma, é comum que sejam feitas promoções para facilitar a venda desses veículos. Por isso, muitas pessoas trocam de carro e vendem seus usados.

Observe o estado geral do carro 

É importante observar o estado de conservação do veículo. Sendo assim, verifique a lataria e possíveis irregularidades, pois podem significar que o carro já foi batido. Além disso, vidros, rodas, pneus e a parte interna também devem ser analisados na hora da compra.

Cheque se há recalls pendentes

Uma falha no carro não corrigida pela montadora, pode colocar motorista e passageiros em perigo. Por isso, na hora de comprar seu seminovo, lembre-se de checar se o veículo tem recall pendente. Para fazer essa consulta, o motorista pode acessar o portal de serviços do Denatran utilizando o modelo do carro. 

No entanto, desde de outubro de 2019, ao renovar o documento do veículo (CRLV), as informações sobre o recall ainda em aberto e não atendido pelo proprietário, constarão no novo certificado do carro.

Pesquise bastante 

Pesquisar bastante antes de fechar qualquer negócio é super importante. Sendo assim, não se deixe seduzir por propostas que parecem imperdíveis à primeira vista. Além disso, conheça o veículo pessoalmente e nunca compre apenas a partir de fotos.

Procure um vendedor de confiança 

Dê preferência a uma concessionária ou loja de veículos seminovos renomados, pois são lugares mais confiáveis para fazer negócio.

Entre em contato conosco e descubra qual a condição especial do mês para compra do seminovo.