Vai comprar um seminovo? Lembre-se de levantar o capô

Investir em um carro usado pode ser uma excelente opção para quem está buscando economizar. Porém, vale  lembrar que o motor deve ser a prioridade para avaliar a qualidade do veículo.

Afinal, de nada adianta um lindo carro que em breve trará dor de cabeça, pois um motor de seminovo de baixa qualidade: 

  • consome mais combustível; 
  • faz com que dar a partida pareça uma missão impossível; 
  • há possibilidade de falhas.

Itens que você precisa verificar no motor do seminovo

O primeiro passo é contar com um mecânico experiente para avaliar o motor se possível. Assim, você garante que é um bom investimento.

Em seguida, é importante ter em mente quais fatores você deve analisar para seguir com a compra. Cada peça do motor é essencial para dirigir com conforto e segurança.

Portanto, confira os itens que devem ser verificados:

1- Bateria

Confira antes de tudo a data e o ano da bateria, assim você sabe quanto tempo de vida útil ainda resta. Procure por indícios de falta de manutenção, como sinais de corrosão, por exemplo.

2- Óleo

É muito importante avaliar o nível de óleo por meio da vareta que possui  marcação mínima e máxima. Caso esteja limpa e no meio dessas duas marcas, significa que o nível de óleo está dentro do ideal.

3- Vazamentos

Observe se o radiador estiver com uma marcação acima de 90 graus e as linhas do sistema de arrefecimento apresentam anomalias, pois são indícios de possíveis vazamentos.

Os vazamentos trazem uma série de problemas que afetam a vida útil do motor, então fique atento!

4- Olhe embaixo do motor 

Parece óbvio, mas é realmente indispensável conferir como está embaixo do motor de seminovo. Essa é a melhor forma de garantir que realmente não há vazamentos, então confira se está tudo seco. Caso esteja, está tudo dentro dos conformes.

5- Cheiro de óleo queimado 

Se você sentir qualquer odor diferente, fique esperto, é um dos sinais de que o motor de seminovo está com sérios problemas.

Aí cabe a você verificar se compensa o conserto caso seja possível.

Dica bônus: Dê uma partida ao frio! 

Tente dar uma partida a frio, recomendamos no período da manhã. Caso o carro ligue facilmente, significa que está tudo bem.

No entanto, se o motor de seminovo demorar para responder, fazer ruídos que não são normais, pode indicar má qualidade da bateria, sinais de desgaste e até mesmo problemas mecânicos.

Faça um test drive com a Teyko!

Comprar um novo automóvel é um investimento, portanto, apostar em empresas confiáveis e que se dedicam para proporcionar aos clientes a qualidade que merecem é essencial para evitar problemas com um motor de seminovo.

Na Teyko você pode fazer um test drive gratuito e consultar nossos especialistas de seminovos responsáveis por checar e garantir a segurança e qualidade dos veículos.

Contar com profissionais confiáveis que entendam do assunto é a melhor opção para trocar de carro ou até mesmo conquistar o sonho do veículo próprio.

Acesse nosso site e solicite uma consultoria com nossos especialistas e aproveite para tirar todas suas dúvidas. Clique aqui para ir ao site.