É importante prestar atenção e controlar o consumo de combustível que está cada vez mais caro. Há medidas simples que você pode seguir e que vai diminuir a frequência das suas visitas aos postos de combustíveis. 

Um estilo de condução diferente ajuda a economizar e controlar o consumo de combustível, sendo possível diminuir em até 50% os gastos. 

Prossiga com a leitura para colocar essas dicas em prática!

Esteja no controle do consumo de combustível do seu carro  

Dirija sempre cuidado do conta-giros do seu carro. Tente movimentar o seu veículo em velocidades médias na cidade e o motor dentro de um intervalo médio de rotações. Dessa forma você vai controlar o consumo de combustível.

A faixa que menos pede abastecimento é entre 2.000 e 2.500 rpm. Evite também esticar demais as marchas ou fazer a mudança muito abaixo da rotação, pois isso exige maior força no acelerador e redução na transmissão.

Nos modelos automáticos, a caixa faz as mudanças dentro desta faixa de melhor consumo do motor. 

Quanto seu carro gasta de combustível? Fique atento a essas dicas

O gasto de combustível pode estar relacionado aos hábitos de direção do motorista. A seguir, acompanhe nossas dicas.

Ouça dicas de profissionais especializados 

Faça revisões preventivas e regulares, leve seu veículo a uma concessionária ou oficina de confiança a cada 10 mil km. Os profissionais são aptos a realizar todas as verificações que são importantes. Além disso, ouça as dicas de ouro que eles dão para controlar o consumo de combustível do seu veículo. 

Observe o consumo nos trechos que percorre diariamente  

Observe como está indo o consumo de combustível do seu veículo nos trajetos que você faz no dia a dia. Dessa forma, é possível entender se são seus hábitos, as estradas que percorre ou até mesmo o trânsito intenso que está fazendo você perder combustível tão rápido.

Evite ao máximo fazer isso 

Não acelere com o carro desengatado 

Ao esquentar o motor de um veículo com injeção eletrônica sem necessidade, você pode:

  • desgastar as peças; 
  • diminuir sua vida útil;
  • gastar combustível à toa.

Evite levar muito peso no carro 

Andar com o carro sempre cheio aumenta o gasto de combustível. Cargas superiores a 10 quilos já são suficientes para influenciar no consumo, pois o motor faz mais força para colocar o veículo em movimento.

Uso do ar-condicionado 

O ar-condicionado é operado pelo motor e mantê-lo sempre ligado influencia diretamente no consumo, sendo essencial para controlar o consumo de combustível de seu carro. Além disso, os veículos com menor cilindrada gastam mais com o ar ligado. 

Por isso, use o ar-condicionado somente nos dias muito quentes, quando abrir as janelas não é uma opção. 

Evite acelerar e frear bruscamente 

Dirigir de maneira agressiva também aumenta o consumo de combustível. É importante que a troca de marchas seja feita de forma suave e que seja medida a força do pé no acelerador para que não haja desperdícios. 

Gostou de entender mais sobre como controlar o consumo de combustível? Coloque em prática as nossas dicas. 

Os clientes Teyko sempre contam com especialistas e na hora das revisões, os profissionais alertam sobre esses detalhes para evitar danos aos veículos.