Os pneus são itens muito importantes de um automóvel, inclusive para manter a segurança dos passageiros. Existem erros que podem ser cometidos pelos motoristas na sua manutenção ou no seu uso. Conheça quais são os ladrões de quilometragem do seu pneu.

Os pneus exercem um papel fundamental e é necessário prestar atenção a esses detalhes para evitar que acidentes e gastos desnecessários ocorram.

Prossiga com a leitura para descobrir quais são os fatores que causam prejuízos no desempenho dos pneus nas estradas!

Atenção para não cair mais nessas 5 situações

Aplique as práticas a seguir a fim de: 

  • aumentar a vida útil do seu pneu; 
  • reduzir os seus desgastes;
  • diminuir a necessidade de ter que trocá-los com tanta frequência. 

Confira abaixo quais são os ladrões de quilometragem do seu pneu!

Balanceamento Incorreto 

Quando o balanceamento do seu veículo está incorreto, isso pode gerar um desgaste da banda, e consequentemente, uma perda de até 20% do rendimento dos seus pneus. Existem dois tipos diferentes de desbalanceamento, são eles:

Desbalanceamento dinâmico: são as vibrações no volante que criam dificuldades na estabilidade da direção;

Desbalanceamento estático: são repetidos choques na banda de rodagem no sentido vertical. 

Ambos os tipos causam desconforto ao motorista na hora de dirigir o automóvel, por isso é essencial fazer essa revisão regularmente.

Alinhamento Incorreto  

Outro problema frequente considerado um dos ladrões de quilometragem do seu pneu é o alinhamento incorreto das rodas. Quando desalinhadas elas causam um desgaste excessivo e irregular dos pneus. Além disso, também afetam a dirigibilidade. 

Com esse problema a vida útil dos pneus pode diminuir em até 25%. Portanto, é essencial que se faça a verificação regular do alinhamento de todos os eixos e rodas do seu veículo.

Desenho inadequado da banda de rolagem 

A banda de rolagem é responsável pela frenagem, proteção da carcaça e pela tração. Sendo assim, ao escolher o desenho inadequado dela, seus pneus podem ter uma perda de até 40% na quilometragem.

Emparelhamento inadequado 

O emparelhamento inadequado é o culpado pela diferença das características dimensionais dos conjuntos pneumáticos. Para que seus pneus trabalhem da forma correta, é necessário que eles e as rodas possuam o mesmo diâmetro e as mesmas características.

Portanto, utilize pneus que sejam da mesma marca e modelo, além de terem o mesmo desenho e manter sempre a mesma calibragem. O emparelhamento inadequado resulta na redução de até 25% da quilometragem do pneu.

Calibragem Incorreta 

Por último, mas não menos importante, vamos falar da calibragem incorreta. Esse é outro fator que pode resultar na perda prematura dos seus pneus. A falta de calibragem gera o uso da pressão indevida, que aumenta o consumo de combustível de 4 a 6% e diminui a quilometragem em até 25%.

Gostou de receber nossas dicas sobre os ladrões de quilometragem do seu pneu? Fique de olho com as condições dos seus pneus e faça revisões regularmente.

Os clientes Teyko contam com especialistas e na hora da revisão, os profissionais sempre alertam sobre esses detalhes evitando que danos e transtornos aconteçam ao motorista.