O conjunto de embreagem serve para controlar a conexão entre o motor e o câmbio. Neste post você vai entender como funciona a embreagem que é a responsável pelo bom funcionamento do veículo. 

Algumas práticas e descuidos podem com o tempo acabar danificando-a, o que gera grande prejuízo. 

Confira a seguir como funciona a embreagem, dicas e cuidados para mantê-la sempre em bom estado de funcionamento.

Entenda como funciona a embreagem  

O kit da embreagem é composto por três peças principais, sendo elas:

  • Platô: localizado no volante do motor;
  • Disco: conectado ao eixo principal do câmbio;
  • Rolamento: tem a função de acionar o sistema.

Elas são as responsáveis por movimentar o veículo de uma forma suave e controlada. Além disso, também facilitam a mudança das marchas sem danificar a transmissão. 

Atenção para as dicas de como cuidar da embreagem do seu carro 

A seguir, confira nossas dicas de como funciona sua embreagem e como cuidar dela:

Manutenção preventiva 

Na manutenção preventiva é adotado um conjunto de medidas que garantem que o veículo não quebre e esteja funcionando em perfeitas condições. Por isso é importante realizar as revisões, ajustes e trocas de peças no tempo indicado pelo fabricante.

Durante a manutenção preventiva são verificados os principais sistemas e substituídos os componentes que já cumpriram sua vida útil ou que já estão dando problemas. Essa manutenção é bem mais barata do que a corretiva, sendo a que falaremos a seguir.

Manutenção corretiva  

A manutenção corretiva é realizada depois que uma peça quebra ou quando há um mau funcionamento do veículo. Nesse caso, o prejuízo costuma ser grande, pois uma falha pode danificar diversos componentes.

É aconselhável realizar sempre a manutenção preventiva para não chegar ao ponto de ter que realizar a corretiva. 

Faça isso se quiser ter problemas

Há vícios de direção e hábitos que alguns motoristas têm ao dirigir e que prejudicam muito a vida útil da embreagem. Confira o que você não deve fazer para não ter problemas!

Dirigir com o pé apoiado no pedal

O pedal de embreagem somente deve ser acionado visando a troca de marcha. Alguns motoristas têm o costume de deixar o pé apoiado nele causando assim um desgaste acentuado de todo o sistema.

Não mantenha o carro parado usando a embreagem 

Outro problema comum é segurar o carro parado usando a embreagem, pois isso desgasta ela muito mais rápido. Sendo assim, sempre que precisar manter o carro parado, pressione o freio e deixe o veículo em ponto morto.

Evite trocas ríspidas de marcha 

Trocar as marchas em um curto espaço de tempo também é prejudicial para a embreagem. Sempre mantenha a rotação do motor em uma faixa moderada, troque as marchas com calma e se precisar use os freios.

Fazer revisões regulares no seu veículo e tomar os cuidados necessários ao dirigi-lo, vai manter a sua embreagem funcionando perfeitamente. Mas se você manter maus hábitos de direção, lembre-se que a manutenção corretiva é muito mais cara e o seu prejuízo será muito maior.

Gostou de entender como funciona a embreagem? Os clientes Teyko contam com especialistas e na hora da revisão, os profissionais alertam sobre esses detalhes evitando eventuais danos e transtornos para o motorista.