Tração 4x4: como funciona? Com certeza você já ouviu falar sobre, mas talvez ainda tenha dúvidas sobre o que ela significa, de que maneira ela opera e como ela te ajuda a expressar seu estilo de vida. Mas não se preocupe que aqui você vai entender tudo!

Em resumo, a tração 4x4 é a distribuição do torque gerado pelo motor. Neste caso é repartido entre todas as quatro rodas. 

Seu objetivo é aumentar a capacidade de tração do veículo em áreas cuja superfície tem pouca aderência e exige maior capacidade das rodas. 

Prossiga com a leitura para entender com mais profundidade tração 4x4 como funciona. Vamos explicar como os tipos disponíveis nos automóveis e as diferenças entre eles. Confira agora

Tração 4x4: o que é e como funciona?  

Mas afinal, tração 4x4: como funciona? Quando falamos sobre isso, o primeiro número significa a quantidade de rodas do veículo. Já o segundo, trata-se da quantidade de rodas motoras. 

Sendo assim, o veículo possui tração em todas as suas rodas. 

Ao fazer essa distribuição do torque gerado pelo motor em todas as rodas, a capacidade de tração do veículo é ampliada em áreas de superfície com pouca aderência. Como resultado, se torna muito mais seguro e eficaz se locomover nestas áreas, como estradas de terra. 

Pode usar no asfalto?  

Os veículos com tração 4x4 devem ser usados preferencialmente em estradas de terra ou superfícies com baixa aderência. Já que quando usado no asfalto, pode ocorrer a torção destrutiva do eixo cardã em alguns veículos. 

Mas em automóveis com 4x4 permanente há mecanismos em suas caixas de preferência que permitem a locomoção em qualquer superfície.

Como a Pajero Sport, que é o único da categoria que possui tração 4X4 adaptada para o asfalto.

Tração 4×4, 4×2, AWD, 4WD ou reduzida? Entenda a diferença 

A seguir, entenda a diferença entre tração 4×4, 4×2, AWD, 4WD e reduzida:

Tração 4x4 X 4x2 

A tração 4x4 é também chamada de tração integral, neste caso, ela sempre funciona nas quatros rodas. Desse modo, não há a possibilidade de desativação. Ela pode ser encontrada em modelos como a Pajero Sport, por um exemplo

Já a tração 4×2, dá a possibilidade ao motorista de utilizar o seu veículo como um carro normal, que possui tração 4x2. Este é o modelo mais entrado no mercado, pois deixa o condutor livre para ativar o sistema somente nas situações em que houver necessidade. Como é o caso da Mitsubishi L200 Triton que recentemente ganhou sua versão 4x2

Tração AWD 

A tração AWD possui tração integral a todo o momento. Não precisando nenhum tipo de ativação do motorista ao veículo.

Tração 4WD 

Já a 4WD permite ao motorista escolher se deseja apenas tração em duas ou nas quatro rodas. O sistema pode ser acionado através de um botão ou de uma alavanca, dependendo do modelo do veículo.

Essa é uma ótima opção para quem deseja um veículo para situações distintas.

Tração reduzida

Esse sistema está presente nos veículos com tração 4×4. Alguns possuem um conjunto de câmbio Hi (High – Alto) e Lo (Low – Baixo).

Neste caso, o Hi é o câmbio normal para ser usado no dia a dia. E o Lo ou reduzida, é utilizado em situações com terrenos com pouca aderência, como em trilhas. 

O câmbio de veículos com tração reduzida, faz parte de um conjunto de engrenagens especiais. Como resultado, o torque do motor é ampliado para ser usado em situações adversas.

Gostou de saber mais sobre a tração 4x4: como funciona? Somente na Teyko você encontra carros com a melhor assistência e a melhor negociação para compra! Tudo isso para você adquirir um carro com personalidade e que expresse seu estilo de vida!

Confira mais informações em nosso site!