Você sabia que existem características específicas que transformam o automóvel e que um desses fatores é a tração de carro? Ela está presente em todos os veículos e é fundamental para o funcionamento deles. 

A tração é responsável por movimentar o veículo. Mas você sabe escolher a que melhor se adequa às suas necessidades? Quer saber mais sobre como funciona a tração de carro e os diferentes tipos existentes? Então continue com a leitura deste post.

Como funciona a tração de carro? 

A tração de carro é a força que o motor envia para as rodas do carro e faz o veículo se movimentar. Sendo assim, ela funciona como uma força de atrito que possibilita que o veículo se desloque.

Os veículos mais populares costumam ter tração em apenas duas rodas. Já os automóveis feitos para andar em superfícies irregulares possuem tração nas quatro rodas. Entender os diferentes tipos de tração de carro é fundamental para entender o funcionamento do veículo e saber o modelo ideal para as suas necessidades.

Quais são os diferentes tipos de tração? 

Abaixo conheça os diferentes tipos de tração, funcionamentos, características e indicações de uso:

Tração 4x2 

A tração 4x2 é a mais comum nos veículos populares e significa que está presente em duas rodas do veículo. Sendo assim, a potência do motor é dividida entre duas rodas, podendo ser as dianteiras ou traseiras, dependendo do modelo.

A tração dianteira é a mais comum. Ela contribui para a redução do peso do veículo e oferece mais segurança. Já a opção de tração traseira oferece melhor equilíbrio, permite que se realizem manobras esportivas e tem maior potência. 

Tração 4x4 

Os veículos que possuem tração 4x4 têm a potência do motor dividida nas quatro rodas. Sendo assim, é possível se locomover com facilidade em terrenos irregulares. Por isso, veículos maiores como caminhonetes possuem esse tipo de tração. 

Tração AWD 

A tração AWD ou tração integral é a opção mais tecnológica e moderna, possuindo sensores que monitoram o veículo e distribuem a potência do motor somente nas rodas que precisam, sejam elas dianteiras, traseiras ou as quatro. Essa opção de tração é mais comum em SUVs e com ela há a otimização no uso da energia do motor.

Como escolher a tração de carro ideal? 

A escolha da tração de carro ideal vai depender das suas necessidades, do tipo de uso do veículo e do tipo de terreno que ele vai enfrentar. Encontre um modelo que expresse o seu estilo de vida. 

Se você é um motorista que viaja para zonas rurais ou percorre estradas de chão, um veículo com tração 4x4 ou AWD são as melhores opções para você. Mas se você costuma usar seu carro somente para se locomover dentro da cidade e em ruas asfaltadas, pode tranquilamente optar pela opção de tração 4x2.

Curtiu conhecer mais sobre a tração de carro? Se ainda tiver dúvidas sobre o assunto, deixe um comentário aqui no post que vou ficar feliz em poder auxiliá-lo.